VOU TE CONTAR UMA HISTÓRIA
Muitas pessoas me perguntam como suporto ouvir durante horas todos os dias os pacientes descarregando seus problemas psíquicos em uma avalanche de emoções e sentimentos, questionando se eu fico cansada, se levo os problemas pra casa, se me identifico com as queixas ou se me deixo influenciar por elas. Estas perguntas eu mesma já me fiz e a única resposta que encontrei foi: a PSICOLOGIA é o meu sintoma!
Como assim? Sintoma? Não há explicação lógica para trabalhar com o tipo de sofrimento mais doloroso que o ser humano pode enfrentar. Sofrimento que as vezes é negligenciado pela própria família, pelo ambiente de trabalho, pela sociedade em geral e até mesmo pelo próprio paciente. Quantas vezes algum paciente em seu máximo sofrimento psíquico deixou de procurar ajuda por negar que tenha algum problema emocional ou por considerar pejorativo consultar-se com o profissional adequado tendo que lidar com o estigma de procurar o ”profissional que cuida de doido”? Este estigma social também seria um agravante na minha profissão, mas faz parte do meu sintoma também.
Qual o motivo? Tenho uma hipótese muito simples, passei a maior parte da minha vida assustada com o fato das pessoas não conseguirem me entender, e entre as minhas fobias estava observar as mudanças de humor e comportamento.
Fiz Psicologia para encontrar uma resposta mais racional, porém ainda não estava contente com as soluções cartesianas, então foi dentro da Saúde Mental - alta complexidade, que comecei a entender os meus dramas, os meus medos, minhas emoções, entendendo paralelamente os meus pacientes.
Diante de tudo isso, me transformei em uma pessoa que sente prazer em ouvir a dor existencial humana, pois percebi que, sendo a Psicologia o meu sintoma, poderia ajudar as pessoas com um pequeno gesto de atenção à sua dor, dando suporte técnico no andamento do quadro e levando o paciente a uma situação de bem estar emocional que esta cada dia mais difícil na atualidade.
Meu sintoma é a Saúde Mental talvez porque eu não tolere o sofrimento psíquico mascarado em outros sintomas. Este é no momento um suporte que trago para sustentar minha estrutura e que espero continuar com essa ”doença” pela eternidade.
MINHAS QUALIFICAÇÕES
O que me incentiva
Ofereço aos pacientes diversos serviços psicológicos que atendem às suas necessidades.
Como Psicóloga profissional, minha experiência abrange uma série de especialidades.
Navegue pelo meu currículo e me ligue hoje mesmo para obter mais detalhes e reservar sua primeira ou próxima sessão.
PSICÓLOGA - Hospitalar
Ainda muito jovem, o desejo de atuar na área hospitalar, já era latente. Pensar em trabalhar com uma equipe multidisciplinar me agregaria mais conhecimento, a rotina, o ambiente, tudo me fazia imaginar que ali seria o meu lugar ideal.
Até que o acaso me levou a uma experiência jamais imaginada, o Hospital Psiquiátrico e foi ali que eu entendi o porque escolhi a Psicologia. Assistir a doença mental da forma mais crua, fez com que todos os semestres de Psicopatologia fizessem sentido e desde então a alta complexidade se faz presente em minha vida profissional atuando em Hospitais Psiquiátricos e Gerais.
PSICÓLOGA - Acompanhante Terapeutica
Decidi então que este era o momento de acompanhar os pacientes psiquiátricos não mais em suas longas internações e nem no consultório psicológico, onde seria o ambiente controlado, mas sim no seu ambiente natural - em casa, na rua, ao comprar pães na padaria- onde a sociedade ainda carente de informações, acompanha a discriminação. Onde a rede de apoio destes indivíduos se encontram perdidos em como lidar em casos de crises. E assim fazer a ressocialização e autonomia de suas vidas.
PSICÓLOGA CLINICA
A experiência clinica me trouxe oportunidades de atuar com atendimentos individuais e grupos.
Após a Pandemia de 2020, onde houve necessário a inserção do formato de atendimento on-line, trazendo assim a oportunidade de continuidade aos tratamentos já em processo e acessar novos pacientes.
PSICÓLOGA - Mentoria
E assim se fez, através do conhecimento teórico e prático que hoje além do tratamento psicológico, também ajudo profissionais no desenvolvimento e aprimoramento das competências profissionais.